ECOLOGIA E ECOFILIA
Um paradigma de amor
“...Segundo a tradição profética andina, vivemos tempos especiais, tempos úl-timos, e simultaneamente uma época preciosa de transição, um momento em que a escuridão se apresenta mais escura, como convidando-nos a trocarmos o vestuário, a vestirmo-nos de luz, a nos tornarmos pirilampos enfeitando a noite. ...” (Chamalu – xamã andino)
“Bons planetas são difíceis de encontrar” é um emblema totalmente adequado à uma visão ecológica da Terra. Transliterando-o para uma visão ecofílica de Gaia, seria adequado dizer: “Um bom planeta é difícil de construir”?
Este é um convite a iniciação, no sentido místico da palavra, que coloca em um dos teus corpos a chave de acesso a um conhecimento ou prática. Ou no pro-saico sentido de iniciar-se a jornada. É um convite a auto-convocação; a volun-tariar-se, a assumir um compromisso eterno, a uma transformação total e ina-pelável.
Torna-te um amante da PACHAMAMA (quíchua = mãe terra, universo). Retira os óculos que turvam a tua visão, arranca os tampões que colocastes em teu nariz e ouvidos e que te impedem de cheirar e ouvir direito, sensibiliza a tua pe-le para as novas sensações, e sobretudo apazigua-te com o teu ego, rompe as couraças do teu coração e sente como é realmente a Pachamama.
Saiamos juntos a passear sobre o corpo da nossa mãe, vamos deitar na relva, abraçar as árvores, ouvir as pedras, sentir os rios... Permitamos que esse “novo” contato com a nossa mãe transmute em nós o sentimento utilitário de ter um planeta limpo para o nosso uso. E o transforme em amor incondicional a Pachamama. Então ela começará a mostrar-se como é de fato: linda! Visão que poucos até hoje lograram ter, mas que é possível a qualquer um que aceite a iniciação.
Gaia e seus sistemas beiram a falência e nosso interesse em tê-la limpa não basta para salvá-la. Somente o nosso amor poderá recuperar o planeta. So-mente o nosso amor reviverá a Pachamama. Somente o nosso amor trará de volta a maravilhosa mãe que nos alimentará do leite sagrado de suas tetas túr-gidas e belas.
Irmão: alia-te aos amantes e aceita a iniciação! Diga/sinta no fundo do teu coração:
EU ME AUTO-CONVOCO UM AMANTE DA PACHAMAMA!
EU SOU UM AMANTE DA PACHAMAMA!
EU SOU UM COM A PACHAMAMA!
Júlio - Primavera/2002
Primavera/2002
Texto plubicado no site Xamanismo (
http://xamanismo.com) do clã Lobos do Cerrado quando Jaguar Dourado honrou-me adicionando ao meu nome "Um Guerreiro do coração".
Nenhum comentário:
Postar um comentário